Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A ginecomastia (às vezes chamada de "peitos do homem") é uma condição comum que faz com que os seios dos meninos e dos homens inchem e se tornem maiores do que o normal. É mais comum em meninos adolescentes e homens mais velhos.

 

Quais são os sinais de ginecomastia?

Os sinais variam de uma pequena quantidade de tecido extra ao redor dos mamilos até os seios mais proeminentes. Pode afetar um ou ambos os seios.

Às vezes, o tecido mamário pode ser dolorido ou dolorido, mas nem sempre é esse o caso.

 

O que causa a ginecomastia?

Desequilíbrio hormonal

A ginecomastia pode ser causada por um desequilíbrio entre os hormônios sexuais testosterona e estrogênio. O estrogênio faz com que o tecido mamário cresça. Enquanto todos os homens produzem algum estrogênio, eles geralmente têm níveis muito mais altos de testosterona, o que impede o estrogênio de causar o crescimento do tecido mamário.

Se o equilíbrio dos hormônios no corpo muda, isso pode fazer com que os seios de um homem cresçam. Às vezes, a causa desse desequilíbrio é desconhecida.

 

Obesidade

Estar muito acima do peso ( obeso ) é uma causa comum de ginecomastia - isso ocorre porque o excesso de peso pode aumentar os níveis de estrogênio, o que pode causar o crescimento do tecido mamário. Se você está com sobrepeso, também é mais provável que você tenha excesso de gordura que pode aumentar o tecido mamário. Para algumas pessoas perder peso ou fazer mais exercício pode ajudar, mas isso nem sempre pode melhorar a condição.

 

Meninos recém-nascidos

A ginecomastia pode afetar bebês recém-nascidos, porque o estrogênio passa pela placenta da mãe para o bebê. Isso é temporário e desaparecerá algumas semanas após o nascimento do bebê.

 

Puberdade

Durante a puberdade , os níveis hormonais dos meninos variam. Se o nível de testosterona cai, o estrogênio pode causar o crescimento do tecido mamário. Muitos adolescentes têm algum grau de aumento dos seios. A ginecomastia na puberdade geralmente desaparece à medida que os meninos ficam mais velhos e seus níveis hormonais se tornam mais estáveis.

 

Idoso

À medida que os homens envelhecem, eles produzem menos testosterona. Os homens mais velhos também tendem a ter mais gordura corporal, e isso pode causar mais estrogênio a ser produzido. Essas mudanças nos níveis hormonais podem levar ao crescimento excessivo do tecido mamário.

 

Outras causas

Outras causas raras de ginecomastia incluem:

  • efeitos colaterais da medicina - como medicamentos anti- úlcera ou remédio para doenças cardíacas
  • drogas ilegais - como  cannabis ou esteróides anabolizantes
  • bebendo muito álcool
  • uma condição de saúde - como insuficiência renal ou doença hepática
  • Síndrome de Klinefelter (um distúrbio genético raro)
  • caroços ou infecção nos testículos

 

Tratamento para ginecomastia

Veja um clínico geral se você estiver preocupado com o crescimento do tecido mamário, eles podem discutir as opções de tratamento com você.

Se um médico achar que você precisa de tratamento, eles podem recomendar:

  • cirurgia para remover o excesso de tecido mamário
  • medicação para ajustar um desequilíbrio hormonal

 

Leia mais sobre tratamentos de redução de mama masculina .

 

Autoria e outros dados (tags, etc)